GH - DUREZA GERAL

                     A dureza geral determina basicamente a quantidade de sais, especialmente os de magnésio e carbonato juntos diluídos na água de seu aquário. Atendência da dureza geral nos aquários é sempre subir, já que ao alimentarmos os peixes, estamos depositando vários sais na água. O processo de decomposição  também faz com que a dureza geral suba. Peixes como os discos, neons, entre outros preferem água em torno de 1 a 4 graus de dureza. Peixes como os ciclídeos africanos gostam de água bastante dura.

                    Se você possui um aquário comunitário, mantenha-o sempre entre 3 e 6 graus de dureza.
                    Para baixar a dureza do aquário, basta efetuar trocas parciais. Normalmente, no  Brasil, a água de torneira tem um grau de dureza entre 1 e 3, mas dependendo da cidade a água pode vir com até 13 graus de dureza. Tal fato  normalmente ocorre com cidades abastecidas por água de poços artesianos. Faça o teste de dureza na água da torneira de sua casa antes de usar no seu aquário.
                    Uma forma de elevar a dureza do seu aquário  é adicionar um pouco de sal sintético . Não existe uma dosagem precisa. O ideal é adicionar um pouco por dia e fazer testes. Uma dureza ideial seria algo em torno de 6 e 8 graus. Além de manter o aquário com uma dureza mais adequada, você estaria prevenindo uma série de doenças, pois o sal provoca um choque osmótico em algumas espécies de parasitas, o que impede contaminações e eventualmente até pode curar algumas infestações em determinados aquários. Mas cuidado, alguns peixes não toleram dureza elevada, e muito  menos a presença de sal na água. Informe-se sempre sobre as características de cada espécie que você mantém em  seu aquário. O uso  de sal para elevar dureza é apenas um artifício que o aquárista pode usar, existem outros elemento que podem  ser usados para elevar a dureza da água de acordo com a espécie desejada. Existem no  no mercado alguns produtos que tem esta finalidade, um exemplo clássico é um tipo de sal que pode ser usado em aquários de ciclídeos africanos, na verdade esse tal sal é um composto de elementos que têm a finalidade de enriquecer a água com diversos sais e minerais naturais dos grandes lagos de onde se originam grande parte dos ciclídeos africanos mais comuns no mercado.
                       Mudanças bruscas de dureza causam uma destruição  na mucosa protetora do peixe, aquela gosma que fica na mão  quando  pegamos  o peixe. Isto pode ser constatado em algumas espécies que hoje são até raras no mercado, pois todos  os peixes que se importavam morriam nas lojas e nas residências dos aquáristas.
                      Alguns exempplos são o peixe arqueiro , aquelas maravilhosas molinésias velíferas, algumas espécies de killifishes como  o Notobranchius rachovii, tais espécies são exemplos clássicos entre muitos outros. O que ocorre é que estes animais estão  acostumadas a uma dureza e PH elevados, normalmente os aquaristas corrigem apenas o PH, deixando  de lado a dureza. Ao entrar em contato  com a água extremamente mole, o peixe sente-se mal, a mucosa protetora é afetada e , normalmente no dia seguinte à sua chegada o animal é acometido de alguma doença e na  maioria das vezes  morre.
                     Portanto se você é lojista  ou mesmo  um hobista, faça correção  de dureza se desejar manter essas espécies em perfeito estado de saúde.
                    
via: Takachi Amano

0 comentários:

Postar um comentário