KH

    DUREZA CARBONATADA OU PROVISÓRIA

                      Dureza carbonatada ou dureza provisória, mede a dureza e a capacidade de absorver ou neutralizar ácidos adicionados com PH.

                     Quanto mais elevado o KH de um  aquário, mais resistente a mudança de PH ele esta, se seu aquário estiver um KH baixo, preste atenção no mesmo realizando testes periódicos até que você tenha noção de quanto estável esta o PH do seu aquário.
                     O KH tem seu lado bom e seu lado mal, pelo lado bom o ciclo de nitrogênio nos aquários que produz o ácido nitrico (nitrato), se não tiver o KH o PH ira baixar o tempo todo. Pelo lado mal, a água dura tem sempre uma capacidade  grande de estabilizar seu PH, e se o PH  for muito elevado para seus peixes será mais difícil para baixa-lo.
                       Cuidado muitas vezes se referem  KH como alcalinidade, mas é importante lembrar que não devemos confundir com alcalina, pois alcalinidade se refere a dureza e alcalina é referente a uma solução que é baseada em PH. Aquário com KH baixo  requerem mais atenção, com nivel de nitrato e PH.   O KH é medido atarvés de elementos químicos encontrado em lojas de aquarismo.
                       Podemos dizer então que KH ou dureza carbonatada, também chamada de alcalinidade, é a medida da capacidade de neutralizar um ácido.
em águas com  KH baixo  entre 0 e 3, o PH se encontra mais estável, e pequenos erros de injeção de CO2 (no caso de aquários plantados), como por exemplo, injetar este gas em exesso, pode ter efeito  mais drástico pela baixa capacidade de neutralizar o H2CO3 (ácido  carbônico). O ideal é manter o KH acima de 3 assim, fica facil administrar o CO2 e estabilixzar o PH.
via: Takachi Amano

0 comentários:

Postar um comentário