Qual melhor tamanho para meu aquário?

             "Há vamos comprar um aquário pequeno  que dá menos trabalho."

                       Esta é uma idéia totalmente errada sobre aquários, eu digo e afirmo aquários pequenos dão  mais trabalho, comparados com aquários grandes, no meu ponto de vista aquários pequenos de 20, 40 litros não deviam ser vendidos a iniciantes, pois manter o equilíbrio  em um aquário  pequeno  é muito  difícil, sem  falar que o iniciante em aquarismo acha lindo ter um casalzinhu de cada espécie de peixe em seu aquário, esquecendo  muitas vezes que nem todos são compatíveis e que alguns vivem em cardumes (acima de 5 peixinhos), causando assim uma super população  no aquário.
                      Em aquários pequenos qualquer sobra de alimento  ou trocas parciais irregulares já se tornam um grande problema, sobras de alimento assim como  trocas parciais irregulares e super população acabam resultando em Amônia Tóxica. Outro grande ponto negativo em aquários pequenos é o  controle de PH, manter um aquário pequeno  estável requer um pouco mais de experiência (por isso  não indico a iniciantes), já em um  aquário  grande o alto  equilíbrio se mantém constante, não precisamos seguir  muito as regras básicas de trocas parciais, sobra de ração   não  vão ser um grande problema (isso  não significa que você pode jogar  o pote todo deração dentro do aquário),assim como a introdução de vários peixes ao mesmo tempo (o recomendado e de no maximo  cinco peixes por vez), resumindo um aquário grande (acima de 80 litros), bem equilibrado  dá menos trabalho que fazer uma manutenção em uma gaiola de pássaro. Então  antes de decidir comprar seu aquário  leve estes fatores em conta.
                       Mais uma grande dica:
                       Quando  for compra seu aquário  não leve  junto mãe, namorada ou filho junto, pois grande parte das mulheres (olha que sou mulher sei muito bem do  que estou falando ), preferem aquários pequenos primeiro pelo custo  e segundo pensarem que aquários grandes dão muito trabalho e assim você vai acaba perdendo muito tempo com seu aquário (isso se ela for namorada porque se for esposa vai adora que você tenha uma outro ocupação que não seje futebol). No caso das esposas elas sempre acham que vai acaba sobrando para elas  a  manutenção do aquário (o que acontece na grande maioria das  vezes) e assim optam  mais uma vez pelo pequeno." Pai eu quero o Nemo! já ta pronto cadê meu Nemo  pai ?",  por isso  levar filhos junto  não é uma boa idéia
pois ele vai fica a cada cinco  minutos puxando  sua calça e cutucando  a vendedora dizendo insistentemente que quer o  Nemo, então seja esperto  leve seu filho, namorada, esposa, papagaio, cachorro, etc apenas na hora de comprar os peixes.
via: livro meu primeiro aquario

1 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Obrigado, boa dica, estou insatisfeito com o tamanho do aquario, mas nao vou comprar nada agora para nao "assustar" meus pais, ele ficaram com cara de "esse menino é doido" quando paguei 40 reais no filtro kkk

Postar um comentário