Prevenção de algas

               As algas praticamente estão presentes em todos os  aquários, o objetivo deve ser apenas mante-lás sob controle e não deixar que consigam aumentar até o ponto de comprometer uma montagem. Para isso  é necessário manter as condições ideais dos aquários sempre limpos e saudáveis.
               O meto de prevenção que se tem utilizado com muito sucesso nas montagens iniciais consiste em trocas parciais diárias da água de 100% durante a primeira semana de montado, reduzindo para 50% na segunda semana e intercalando os dias ou seja, dia sim, dia não. Neste período são acrescentados os primeiros habitantes, os  peixes limpa vidros (ancistrus, otocinclus). Na terceira semana, as trocas ficam nos 40% semanais, sendo que ao primeiro sinal de algas filamentosas, devem ser introduzidos caramujos ( pomacea bridgesi) para controlá-las. Os peixes que irão compor o aquário so entram neste depois de quatro semanas montado, e, mesmo assim,são colocados aos poucos para dar tempo da filtragem biológica agir e não sobrecarregar o sistema biologico do ambiente, como nem todos podem seguir esta rotina inicial, aconselha-se fazer no mínimo, as trocas semanais de 40% e não adicionar peixes no período de 3 semanas, exceção apenas para os limpa vidro ou outro comedor de algas que podem ser acrescentados na segunda semana.Em aquários ja estabilizados o melhor método de prevenção são as trocas parcias, que tambem servem para repor alguns nutrientes para plantas e peixes.
               É necessário que se tenha cuidado para não alimentar os peixes excessivamentes, pois toda e qualquer sobra de alimento serve como fonte de nutrientes para as algas. Esse possível excesso deve ser sinfonado imediatamente. Rações de péssima qualidade também podem trazer problemas com algas, sendo primordial adquirir as de boa qualidade. Outro fator é o excesso de peixes dentro de um aquário, no qual acaba desequilibrando o ambiente, prejudicando o sistema de filtragem e propiciando, consequentemente o surgimento de algas.
              Deve se aumentar a freguencia de trocas parciais para duas ou três vezes por semanas na introdução de lâmpadas novas, caso sejam utilizadas  várias lâmpadas no aquário, estas não devem ser trocadas todas de uma só vez, sendo necessário o rodízio das mesmas, se possível.
              Ao seguir estas dicas de prevenção, minimizam-se as chances de um surto incontrolável de algas.
 

0 comentários:

Postar um comentário