Ter um Ferret é uma boa escolha...


Na medida em que aumenta a popularidade dos ferrets, também aumentam os casos de animais devolvidos e descartados pelos donos, por não estarem completamente preparados para tudo que é necessário para manter um ferret. Muitos sites citam como eles são bonitinhos, cheios de energia e como brincam, esquecendo muitas vezes que não servem para todos, e que possuem um custo de manutenção bem mais elevado que de um cachorro ou gato. Muitas vezes um ferret é comprado por impulso sem que se saiba em que está se metendo, mesmo quando o preço já deveria causar algumas reflexões.

O propósito desta página é ajudar a determinar se o ferret é um animal adequado para você antes que você compre um, pois você terá que fazer uma série de compromissos e adaptações. Muitas vezes ferrets são devolvidos ou dados para terceiros quando ficam velhos e doentes, deixando para outras pessoas o custo de cuidar do animal, e todos os problemas que um animal de idade pode causar. Lembre-se que, se você adquirir um ferret, está se comprometendo as cuidar dele pela vida inteira.


Um ferret não é um animal de gaiola, e requer um mínimo de 3 a 4 horas fora da gaiola diariamente, e eles são animais cheios de energia. Eles precisam de uma gaiola grande com espaço para uma bandeja sanitária, comedouro, bebedouro ou garrafa de água, sacos e redes de dormir, etc.

Eles não podem ser deixados sozinhos por mais de 24 a 48 horas. O que acontece se você precisa viajar?
Você tem alguém que possa servir de babá para ferret?
Você conhece um veterinário com experiência comprovada em ferrets? Vários que dizem aceitar cuidar deles sequer sabem quais são as vacinas corretas, nem sabem identificar sintomas conhecidos.
Você tem a grana necessária para pagar pelos cuidados veterinários? Visitas anuais e vacinas são rotineiras, mas quanto a emergências ou tratamentos para doenças comuns como adrenal, insulinoma, obstruções, etc.?
Você consegue pagar por pelo menos um procedimento cirúrgico (sendo que a média é ter dois) durante a vida do seu ferret, que pode passar de R$ 2.000,00?
Você tem condições de pagar pela medicação e tratamentos necessários para adrenal? Por exemplo, se tratar o tumor da adrenal com Lupron irá custar no mínimo R$ 1.000,00 a cada 4 a 6 seis meses.
Você pode pagar por assistência veterinária imediatamente quando percebe um problema no comportamento do seu ferret, quando as fezes estão estranhas, etc. Ferrets sabem ocultar os seus problemas de saúde muito bem, e quando os sintomas são finalmente visíveis, geralmente a doença já está bem avançada e não pode haver demoras no atendimento.
Você tem condições de levar o seu ferret para um tratamento de emergência, mesmo que isso signifique que terá que faltar a alguma balada?
Você tem condições de cuidar do seu ferret quando ele for envelhecer, e necessitar de medicação a cada 4 horas, durante o dia e de noite?

Garantir que a sua casa é a prova de ferret não é uma tarefa fácil, você não pode vigiar o seu ferret durante todo o tempo fora da gaiola.

Você pode rearranjar a sua casa para receber um ferret?
Você está disposto a se desfazer de poltronas reclináveis, ou travar o funcionamento e bloquear o acesso por baixo?
Você suporta que o ferret fique cavando no tapete e/ou carpete, especialmente na frente de portas e em cantos?
Você aguenta juntar as fezes deixadas pela casa quando o ferret está solto?
Você aguenta que o ferret cave nos estofados, por cima ou por baixo, até que tenha conseguido obter acesso ao interior do móvel?
Você consegue fechar a parte inferior de poltronas e sofás com madeira ou chapa de eucatex, de forma que o ferret não consiga entrar?
Você está preparando para bloquear acesso a áreas perigosas como aberturas traseiras de fogão, geladeira, ou máquina de lavar roupa?
Você possui travas de segurança nas gavetas?
O seu banheiro está seguro ou inacessível para o seu ferret?

Ferrets podem mordiscar, especialmente quando filhotes.

Você terá a paciência para ensiná-lo pela forma adequada de não morder? Bater no ferret ou no nariz dele é 100% inaceitável e apenas deixará o animal mais furioso.
Se o seu ferret for um mordedor, você tomará os devidos cuidados para que não haja acidentes com amigos, membros da família, crianças etc., sabendo que o ferret precisa ser deixado solto?

E quanto a outros animais na casa? Tem crianças?

Você está preparado para deixar os animais completamente isolados se isto for necessário?
E o que acontece se você colocar um segundo ferret? Você está preparado se eles não se derem bem e precisam ser mantidos e soltos individualmente?
Você possui crianças pequenas na casa? Se tiver, está disposto a monitorar TODAS as interações?
E quanto ao futuro? Está pensando em ter filhos? Ainda terá tempo para brincar com o seu ferret, tendo em vista que a criança e o ferret não deverão ter contato?
O que acontece se você resolve se casar? Ainda terá o tempo necessário para dedicar ao seu ferret?

E quanto à alimentação?



Ferrets são estritamente carnívoros e precisam de uma dieta adequada. Não são gatos nem cachorros, e portanto precisam de ração específica (embora ração premium para filhotes de gato possa ser usada). Você tem acesso à ração importada onde você mora, ou vai comprar produtos nacionais baratos porém sem qualidade pois é caro ou incômodo demais para você dar a ração correta? Vai resistir a dar comida inapropriada, ou vai correr o risco de provocar insulinoma no seu ferret?

(VIA)

0 comentários:

Postar um comentário