Topo TopoLino um rato divertido que vai dar o que falar!


O Topolino nada mais é do que um pequeno camundongo. Conhecido nos Estados Unidos, Escócia e Inglaterra como Mini mouse, este pequeno roedor está virando moda e um dos pets mais procurados.

Erradamente algumas pessoas o chamam de Hamster Topolino ou Camundongo Dalmata mas, na verdade ele é um camundongo da espécie Mus Musculus.
Os camundongos não só cativam nossa imaginação mas eles também fazem parte muito importante da nossa história. Um de nossos ratos favoritos é Mickey Mouse que nos encantou desde 1920. O camundongo é uma criatura muito adaptável que pode prosperar em quase qualquer ambiente e resistiu a muitas tentativas de erradicar durante séculos. Se criá-los com pet e com carinho, eles podem se tornar totalmente domésticos e muito brincalhões.



De porte pequeno e delicado, pesa de 10 a 21 g e mede de 8 a 13 cm, contando com a cauda. Possui orelhas grandes, olhos pequenos e nariz pontudo. O Topolino é encontrado sempre em duas cores, o mais comum é o branco e preto mas, também estão sendo vendidos camundongos, um pouco maiores que eles, na cor marrom claro, marron escuro e cinza claro.


Os camundongos adoram aninhar em tocas ou dentro de estruturas. Na natureza estabelece um território próximo à fonte de alimentos, geralmente de 3 a 10 metros de sua toca. É curioso mas cauteloso. É um excelente escalador.


ALIMENTAÇÃO:
É onívoro, mas prefere cereal em grãos. Em cativeiro pode ser alimentado com alimentos próprios para roedores. Ração AlconA ALCON acaba de lançar uma ração para hamsters e outros pequenos roedores. São duas embalagens: Sementes e Sticks vitaminados e, Sticks crocantes e Vitaminados. Alimentam-se 15 a 20 vezes por dia, e podem se espremer em aberturas e fendas muito pequenas, de até 1 cm de largura.
O Topolino ou camundongo é um criador prolífico desde 2 meses. Forma pequenos grupos familiares ou casais e a vida média do indivíduo é de aproximadamente 12 meses. A maturidade sexual é de 42 a 45 dias, com período de gestação, em média, de 19 a 21 dias.
Em cada ninhada nascem de 3 a 8 filhotes (5 a 6 ninhadas/ano) e os recém-nascidos não passam do tamanho de um feijão grande.
HABITAÇÃO:
Uma coisa importante que deve ser se lembrada de quando comprando um Topolino é onde alojá-lo. As lojas tendem a oferecer alguns tipos diferentes de casas para manter seu pet. A escolha vai depender de quanto você está disposto a gastar com ele.

GaiolaO primeiro é uma gaiola de arame com um fundo de bandeja de plástico. Estes são normalmente bastante pequenos mas é adequado para um Topolino ou dois. Eles normalmente não incluem nenhuma cobertura para ele mas pode incluir uma roda e uma garrafa de água. Eles são geralmente fáceis limpar, mas, pode ser aberta por outros animais como o gato.

terrárioO outro tipo de casa que você pode usar para seu pet é um aquário de vidro. Esta é sem dúvida a melhor opção. Você não terá problemas para pegá-lo e o vidro é muito fácil de limpar e secar, e também previne o topolino escalar para fora, e igualmente é mais difícil para outros animais entrarem. O vidro também permite uma visão excelente de seu pet a toda hora. Também, podem ser compradas com excelentes tampas de madeira e tampas de malha para ajustar em cima e fazer a casa totalmente segura. Esta casa também lhe permite organizar os acessórios da maneira que você gosta.
Existem outras opções mais caras, as casas de acrílico e que são vendidas para hamster. Pode ser encontrada em grandes pet shops.
ACESSÓRIOS:
Acessórios são artigos que são postos dentro da casa do camundongos para mantê-lo ocupado e feliz. Os acessórios também pode ser usado como dormitórios e, para benefícios da saúde, como artigos de madeira para roer e desgastar os seus dentes. RoedoresRoda gostam de escalar, assim você pode colocar escadas e outros artigos que possibilitam que ele escale. Evite acessórios de madeira que acumulam urina e são difíceis de limpar. O melhor material é o plástico (próprios para este tipo de pet).
Os camundongos também gostam das rodas de plástico, e isto é bom para eles se manterem em forma. Outro brinquedo que está em alta para este tipo de pet, é o carro, onde ele tem a liberdade de andar por toda a casa sem o perigo de fugir.
Acessórios também incluem os bicos para água, que são mais higiênicos que os potes de água e também vasilhas para os alimentos.


REPRODUÇÃO:
A primeira coisa para saber quando você quer criar seus topolinos é a diferença entre machos e fêmeas. A pessoa pode ver o escroto claramente no macho quando adulto, e a distância entre o ânus e os órgão genitais são aproximadamente 3 vezes o da fêmea.
Sexo da FêmeaFêmea
Saber qual camundongo é fêmea e qual é o macho, é algo você tem que aprender.
A diferença sexual depende da idade. Mas se você está familiarizado com o sexo dos camundongos você não terá muita dificuldade.


Sexo do machoMacho

Você deve observar a distância entre os órgão genitais e o ânus que são mais longo nos machos e o tamanho dos órgão genitais que são maiores também nos machos. Por volta de três semanas podem ser mais fácil observar o sexo entre eles. Com 4 semanas são vistos normalmente os testículos, um sinal seguro que é um macho!


O Topolino é sexualmente maduro com 42 dias de idade, e pode ser acasalado qualquer hora depois desta idade. Algumas pessoas preferem esperar um pouco mais antes de acasalar. O ciclo da fêmea dura aproximadamente cinco dias.

Tenha certeza os dois camundongos estão em condição excelente de saúde antes de você os acasalar. Use como regra colocar para procriar apenas os melhores camundongos.

Para acasalar, tudo aquilo precisa de colocar a fêmea e o macho juntos. Os camundongos gostam de viver em colônias, por isso, você pode deixar casais juntos e procriarem na mesma gaiola.

O tempo de gestação é de 19 a 21 dias e, os filhotes nascem um pouco maior que um grão de feijão. Você deve providenciar comida e água a vontade para as fêmeas e material para o ninho.

Normalmente os filhotes nascem à noite. É importante que você não perturba a mãe e filhotes nesta fase. Você também não deve limpar a gaiola pelo menos por uma semana. Os filhote não devem ser tocados pois a mãe pode abandonar o ninho ou devorar os filhotes.

DÚVIDAS MAIS FREQUENTES

  O que eu devo saber quando for comprar um Topolino?
RESPOSTA:
O melhor modo para comprar é conferir os pais: se é dócil e se eles se comportam bem. Você terá melhor chance se comprar ainda filhotes, serão mais fáceis de se acostumar.
Você também terá que conferir que o animal que você está comprando é saudável, tem olhos luminosos e claros e a pele é toda coberta de pêlos. Se está limpo debaixo do rabo, sem sinais de diarréia.


 
Eu deveria comprar um ou dois Topolinos?
RESPOSTA:

Camundongos e ratos em geral são animais altamente sociais e não deveriam ser mantidos sózinhos.

 
Eu deveria comprar macho ou fêmea?
RESPOSTA:
Como pet, eu só recomendo fêmeas. Ratos fêmeas não têm o cheiro que ratos.


 
A gaiola deve ser grande ou pequena?
RESPOSTA: :
Mínimo de 60X40 cm, de preferência alta e com escadas escala. Um aquário de 300 litro está excelente para um grupo de 4 - 10 camundongos.

 As gaiolas devem ter arame no piso?
RESPOSTA:
Gaiolas de fundo de arame são ruins para TODOS os tipos de animais. Eles podem ferir ou prender os pés

 Que tipo de material de cama posso usar?
RESPOSTA:
Evite dar tecidos, algodão e plásticos, pois ele pode ingerir e morrer por obstrução gástrica. Dê papelão e madeira para ele roer. Porém, nunca dê madeira de cedro e pinus, que contém gases tóxicos para os pequenos roedores. Existe, nas lojas especializadas, material próprio para forração das gaiolas.

  Como está possível manter dois (ou mais) ratos machos junto na mesma gaiola?
RESPOSTA:
Não é incomum se manter unido vários ratos machos em uma gaiola. Esses animais vivem em colônias e, você só não deve manter a gaiola com superpopulação pois, é possível brigas e canibalismo. O Mecol também vive em colônia porém, eles possuem hierarquia e, um manda e outros obedecem.

 
Casas são boas para ratos?
RESPOSTA:
Sim, eles adoram casinhas pequenas ou tubos para dormir e se abrigar.

 
O que são o melhores brinquedos para eles?
RESPOSTA:

Tudo o que é barato: rolo vazio de papel higiênico, caixas de papel pequenas, e quase tudo o que não é prejudicial. Eles mastigarão tudo eventualmente e picarão em pedaçõ. Também existe, em lojas especializadas, brinquedos como escadas, rodas, tubos etc.

De que tipo de comida els precisam? RESPOSTA: Ratos são onivoros, mas comem sementes principalmente, assim eles na verdade comeriam quase qualquer coisa. A melhor comida para alimentá-los são as vendidas prontas e fabricadas especialmente para roedores. A Alcon possui este tipo de alimento.

  Eu posso dar meus legumes e frutas?
RESPOSTA:
Sim, pedaços pequenos de fruta (menos frutas ácidas) e legumes são bons para eles, dê tanto quanto eles coma em um tempo pequeno, e tenta variar entre tipos diferentes tipos de fruta e legumes. Verduras de um modo geral (menos alface e acelga). 

 
  De quanta comida eles precisam?
RESPOSTA:
Tanto quanto eles poderem comer. Deixe sempre a vasilha com comida. Eles normalmente se alimentam o dia todo.

 
Qual veterinário que procuro se ele ficar doente?
RESPOSTA:
Procure um veterinário que atenda animais exóticos.

                                Fonte imagens: Via google
                                Texto de:  Lúcia Helena Salvetti De Cicco 
 

Criando a SOGRA, opss!!! a COBRA...



 A Cobra é um animal que muitas pessoas repugnam, essas preferem criar cães ou gatos. Mas existem também as que gostam de ser diferentes, e optam por um animal de estimação mais exótico, dentre eles o mais procurado é a cobra, que ainda leva as pessoas do medo ao fascínio.
O interesse ao criar esses animais é exatamente por sua excentricidade de cores, hábito, instintos, conduta e etc. Para alguns se torna uma maneira de manter contato direto com a natureza e ver como ela é de perto, para outros pode ser uma coisa de louco, mas o que se tem certeza é que essa relação pode dar certo.

O que você só não pode esperar é reconhecimento do seu carinho e atenção por elas pois como já foi dito na matéria sobre iguanas, esses animais não podem ter sentimentos.
Sendo carnívoras precisam de lagartos, ratinhos, aves, ovos ou insetos, esses não precisam necessariamente estar vivos, hoje em dia já vendem muitos congelados, para que as pessoas não precisem passar pela tortura, além de tudo pela praticidade.
Na natureza matam suas presas pelo veneno ou por estrangulamento, não mastigam e após se alimentarem não podem ser incomodadas, devem fazer sua digestão tranquilamente, do contrário sentem-se ameaçadas e vomitam.

Quem tem em vista de criar um animal exótico em casa pode começar a pensar na jibóia. Sim elas podem ser sim criadas desde que adquiridas de forma legalizada, normalmente são animais que nascem em cativeiro.
Como todas as serpentes, elas necessitam de um terrário que deve ter as proporções mais indicadas para espécie, se baseia que esse terrário deve ser 2/3 do tamanho total do animal, a altura e largura devem ser 1/3 do comprimento do animal. Deve ser bem arejado, porém, deve ter uma fonte de calor que deve ser controlada com termostato, a temperatura deve estar de 25° e 30°C. Escolha um bom substrato para ser usado no fundo, algo que ajude a reter fezes e a urina do animal.Normalmente em pet shop vende esses terrários quase prontos. O terrário deve ter um local mais quente e outro mais fresco é bom assim pra que ela possa escolher onde ficar.
Na alimentação as serpentes no geral elas preferem comer os alimentos vivos, na maioria das vezes ratinhos, pode ser dado já mortos, porém, a preferência são os animais vivos.Esses camundongos podem ser comprados em pet shop também ou em criadores com essa finalidade!A melhor forma de alimentá-las é tirando do terrário.
A jibóia é um animal que não tem veneno, porém, seus dentes são bem potentes e podem machucar muito, principalmente, pois o reflexo das pessoas é puxar a mão quando são mordidas e isso é muito pior, pois rasga a pele.

Origem

Esta serpente habita um vasto território que das Américas Central e do Sul, sendo mais encontrada nas florestas densas da Costa Rica e em toda a floresta amazónica.
O corpo da jibóia apresenta marcas de tempos passados, nomeadamente vestígios de membros posteriores, dos quais já se libertou há muitas centenas de milhares de anos.
Alimentação

As jibóias são carnívoras, fazendo parte do seu menu favorito aves de pequeno e médio porte, pequenos e médios roedores e outros répteis, como lagartos ou outras serpentes. Sempre que come uma presa muito grande, a jibóia passa depois por um período de letargia, que pode durar semanas ou mesmo meses, até que tenha digerido todo o alimento e sinta necessidade de se alimentar de novo.
Constritora

Existem outras espécies de jibóia, mas a Boa constrictor é a mais comum, e deve o seu nome à forma como liquida as suas vítimas, por constrição. Esta é uma forma que muitas das serpentes não venenosas utilizam para matar. Depois da emboscada levada a cabo para prender o animal alvo do seu ataque, o seu corpo fica enrolado à volta deste, começando a estrangulá-lo lentamente. Sempre que a presa liberta ar dos seus pulmões, a cobra aperta mais, até que a vítima acaba por sufocar e morrer.
Esta espécie tem hábitos de caça maioritariamente nocturnos, daí conseguir que grande parte das suas presas sejam aves, pois enquanto estas dormem e não conseguem ver, a lenta jibóia tem tempo para preparar o ataque e dominar a sua presa. Por outro lado, a grande maioria dos roedores também tem hábitos nocturnos. Deste modo, há muito alimento disponível, e a jibóia tem uma dieta rica e variada.
Reprodução

Ao contrário de outras espécies de serpentes, que deixam os seus ovos que depois irão eclodir, esta espécie é vivípara, ou seja, os indivíduos quando nascem já estão perfeitamente constituídos. O tempo de gestação é de 5 a 8 meses. O nascimento das crias dá-se por regra nos primeiros meses do ano, coincidindo com o Verão no hemisfério Sul
Histórias

Apesar das imensas histórias sobre grandes jibóias, a verdade é que esta espécie está longe de ter exemplares muito grandes, como faz parte do imaginário popular. Extremamente pacifica e fugidia, a jibóia evita sempre o contacto com animais de grande porte, nos quais se inclui o Homem. Apesar da sua lentidão natural, esta serpente foge sempre que se sente ameaçada e, quando é apanhada desprevenida, liberta todo o ar que tem nos pulmões provocando um silvo característico, que mais não é do que uma tentativa de afastar os intrusos.
Tamanho

As Jibóias raramente ultrapassam os 3,5 m. A grande maioria fica pelos 3 m, embora muito esporadicamente apareçam exemplares um pouco maiores, na casa dos 4 m, sendo neste caso animais de idade muito avançada que vivem em zonas com muito alimento.
Peso e esperança de vida
Uma jibóia pode viver até 25 anos e pesar entre 35 e 40 kg.
Faça da melhor maneira esse animal seu aliado, uma companheira e principalmente cuidando muito bem dela, sempre com amor e carinho.


O melhor blog sobre Jibóia que conheço é deste maluco!
visite AQUI






Linda tão linda, Tarântula!!!


Esses pequenos animais são uma das criaturas mais antigas da Terra , que podem nos envolver com seu estilo interessante de vida.E que a cada dia que passa ganham mais ascensão nas casas das famílias como um animal de estimação pra lá de exótico.
As tarântulas são animais que não fazem barulhos, calmas, não necessitam de um espaço grande para viverem, não emite odores,não transmitem doenças além de que não são agressivas mas elas picam(principalmente quando se sentem ameaçadas).A toxidade de seu veneno equivale a toxidade do veneno de uma abelha ou uma vespa, costuma ser dolorida e o local fica vermelho. E assim como existem pessoas alérgicas a picada de abelha existem pessoas alérgicas a picada de aranhas e é ai que se deve ter cuidado pois isso pode ser fatal.
Existem cerca de 800 espécies de tarântulas espalhadas por diversos lugares, elas costumam ser parecidas porém algumas tem a toxidade do veneno um pouco maior do que outras, umas possuem as pernas mais compridas a diferença é pouca.
Outro aspecto que você deve ficar atento é o pelo que elas possuem, eles são extremamente irritantes sempre ao manuseá-la procure depois lavar bem as mãos.
Antes de você adquirir sua tarântula se certifique a espécie exata que é qual o local adequado para ela viver para você dar as melhores condições e procure sempre a espécie mais dócil uma delas pode ser Grammostola rósea.
Tarântulas não são animais domésticos logo não gostam de que as segurem, além do que são animais extremamente frágeis que se caem no chão facilmente vêem a falecer.
As tarântulas além de todas essas características são muito procuradas pois o custo e o trabalho para manter são bem baixos já que elas ficam muito tempo enclausuradas dentro se seus ‘ esconderijos’ e se alimentam na fase adulta uma vez por semana.
Não é recomendável criar mais de uma no mesmo aquário pois elas tem o instinto canibal. Dê preferência para as fêmeas levando em conta que a longevidade é bem maior em relação aos machos. Que por sua vez tem uma curiosidade sempre depois que ocorre o acasalamento eles morrem por causa do esgotamento.De natureza são animais solitários e muito ágeis de uma beleza bem diferente.
Tarântulas são animais o qual quem tem adora para quem curte espécies exóticas é uma boa pedida além do que, quem tem uma tarântula não é só apenas para ter é por que se fascinam com sua excentricidade e seu estilo de vida.
Sempre que for adquirir um animal independente de qual seja certifique-se que ele esteja regulamentado como visa a lei evitando problemas e não contribuindo com nada errado.



CUIDADO COM A TARÂNTULA


A manutenção de uma tarântula é um dos aspectos mais simples na criação isso que faz as pessoas que curtem animais exóticos optarem por elas. São animais carnívoros a principal alimentação delas em cativeiro são grilos vivos, mas aceitam também outros insetos selvagens como besouros e gafanhotos.Uma tarântula normalmente adulta vai se contentar com 4 grilos por semana e não precisam ser alimentadas diariamente você pode estar dando estes grilos de uma vez só e isso as contentarão pelo resto da semana.Algumas tarântulas maiores podem se alimentar de camundongos, pássaros, e até mesmo lagartixa tanto na floresta como em cativeiro.
Todo tipo de alimentação que for dada morta a tarântula e não tiver sido ingerida dentro de 24 horas deverá ser removida e descartada. Sempre que ela terminar de se alimentar ela vai deixar uma bola de sobras que não são digeríveis, essas sobras deverão ser retiradas também. E diferente de que muitas pessoas pensam tarântulas bebem água que podem ser colocadas em recipientes os quais elas podem entrar com o corpo todo, porém não pode ser um recipiente fundo.
Elas fazem uma quantidade insignificante de fezes e como resultados não precisam ser removidas freqüentemente como a de outros animais podendo durar um ano no mesmo substrato. Além do que as tarântulas não gostam de ser perturbadas e se você fizer essa remoção com freqüência vai provocar um estresse no animal.
O ideal para criar as tarântulas é um aquário pequeno (30x20x15cm), porém você deve se assegurar que esta bem tampado para prevenir fugas. Você vai precisar apenas de um ou dois buracos pequenos (2-4 mm) para a ventilação passando disso poderá acarretar problemas em relação à umidade.
No chão do aquário você deve espalhar um substrato que não tenha fertilizantes, o mais natural possível que mantenha a umidade a mais adequada, e sempre é bom esterilizar evitando assim que pequenos parasitas ataquem a aranha essa esterilização se faz no microondas e 10 a 30 minutos.A idéia é aniquilar esses parasitas pela alta temperatura. Depois é só espalhar o fertilizante de 3 a 5 cm da profundidade.Para decorar o aquário é legal colocar pedras ou madeira fazendo o animal se sentir o mais próximo de seu habitat, porém nunca esqueça de deixar um espaço vazio para que ela possa explorar o local e ate criar suas teias.
Aranhas são animais de origem tropical então se você morar em um local muito frio elas vai precisar de um aquecimento. Uma luz negra que promove calor é colocada dentro do próprio aquário.A temperatura ideal para manter as tarântulas é de 22-30°C evitando temperaturas maiores.
Pra você que curte animais exóticos as tarântulas podem ser uma boa!!

                                                                            texto de Gabriela Dias



Sarnento, eu?


Sarnento, eu?
Para prevenir a sarna, preste muita atenção por onde e com quem anda seu bicho de estimação

Se você acha que só o animal que vive solto pelas ruas e nunca tomou um banho na vida está sujeito àdoença, engana-se redondamente. Aquele que mora em casa ou apê e está habituado aos mimos das pet shops é candidatíssimo à escabiose sarcóptica, a popular sarna. Qualquer animal limpo e saudável pode contraí-la.
Basta entrar em contato com os ácaros responsáveis pela doença. E eles estão na coberta, na escova, no brinquedo peludo... Os germes saltam para a pele do animal e ali vão se multiplicando, multiplicando... E então, 15 dias depois, tem início o coça-coça que deixa o bicho pra lá de estressado. O pêlo começa a cair e, se o dono não tratar depressa, surgem lesões que podem se infeccionar.
Mas nem sempre os sintomas são tão evidentes. Há outros tipos de sarna, menos comuns e bem mais sorrateiros. A de orelha, por exemplo, atinge apenas essa parte do corpo e, por causa da coceira, costuma ser confundida com a otite, uma inflamação do ouvido. Para tirar a prova, só mesmo o olho atento do especialista. O que costuma entregar que é sarna é a cera, que fica bem escurecida.

Fica comigo!

Se o cão falasse, diria que dono amigo é aquele que está por perto. Nem sempre, porém, é possível lhe dedicar atenção em tempo integral. Saiba o que fazer para que a sua ausência não seja para ele sinônimo de abandono


Um cão pode morrer de saudade, sim. Literalmente.

Nem é preciso ir tão longe para provocar uma crise. Basta deixá-lo sozinho em casa durante horas todos os dias. É que o animal, independentemente da raça ou da idade, encara isso como abandono. "Para o cão, que é social por natureza, ficar longe do dono é traumático, causa sofrimento", E aí, não dá outra: ele interage menos, fica estressado e pode até chegar ao esgotamento nervoso. Tanta dependência é coisa séria, mas nem todos reagem da mesma maneira à ausência do dono. Poodle e yorkshire são algumas das raças mais carentes.

OLHE AQUI, PRESTE ATENÇÃO!
Se o seu amigo anda mesmo solitário e já dá mostras de apatia, abra o olho. Um simples desânimo pode progredir para depressão, falta de apetite e doenças causadas por vírus e bactérias, além de dermatite e gastrite. Sem contar outras mudanças de comportamento. "Ele simplesmente deixa de brincar ou de roer ossos. E, se ele só se alimentar quando o dono estiver em casa, a situação é grave",  A saída, nesse caso, é um tratamento sério, que passa até por antidepressivos. Para evitar que a situação chegue a esse ponto, o dono deve adotar medidas diárias que aliviem a tensão do animal, como levá-lo para passear. "Estabelecer essa rotina é garantia de que vai ver outras pessoas e interagir com elas",E nada de exagerar na atenção. Ficar 24 horas ao lado do animal também faz mal. "Ele deve se acostumar aos momentos de solidão, senão entrará em pânico quando isso acontecer"

SOLIDÃO, QUE NADA

Não deixe que o isolamento faça mal ao seu amigo?
• Ter outro cão ou mesmo um gato pode aliviar o estresse provocado pela sua ausência. Antes de comprar outro pet, porém, consulte um especialista em comportamento animal.
• Uma diarista pode ser uma boa companhia, mas uma creche ou mesmo a casa de amigos ou parentes também são alternativas no caso de você precisar se ausentar por mais tempo.
• Procure sair e chegar em casa naturalmente, sem fazer alarde. Pedir desculpas antes de sair ou fazer festa sempre que volta só vai aumentar a ansiedade.
• Interaja com o cão no lugar onde ele fica preso quando está só. Sentir o cheiro do dono dá mais conforto e segurança.

(VIA)


       

Identificação Eletrônica




Chip é "RG" de animais de estimação.




A identificação eletrônica é permanente e é o método mais seguro contra perda ou roubo do seu bichano (usa-se também em cães).

O microchip é implantado de forma indolor, na pele do animal, perto da nuca. Ele é do tamanho de um grão de arroz e não apresenta nenhum incomodo ao animal. Há um cartão eletrônico que fica com o proprietário e todo histórico sanitário, consultas ao vet, dados do proprietário ficam gravados no chip.

Os veterinários e os centros de zoonozes possuem uma leitora para identificar o animal através do chip, deste modo, se o bichano foge ou é roubado e passa por um desses lugares, imediatamente é descoberta sua identidade.

O número do microchip é único e está gravado no cartão de identificação. Os microchips são fabricados com um material chamado biovidro, que não causa danos ao animal. É impossível detectar o chip sem o leitor ou retirá-lo.

Através da identificação eletrônica seu gatinho estará mais seguro! Consulte o veterinário para saber mais, nas capitais é bem fácil achar, no interior ainda está sendo divulgado e não são todas as clinicas que estão preparadas para colocar o chip.

Alguns animais já vem "chipados" dos gatis, mas vale a pena lembrar dos nossos amarelinhos, vaquinhas, listradinhos, pretinhos.... que são tão amados quanto os de raça e merecem o mesmo cuidado, não é?


(VIA)

Quando o peixe ficar doente no aquário principal?

Acredito que uma boa parte dos aquaristas, já passou por esta situação, a de ter um ou mais peixes doentes no aquário e certamente se pergunta:


– Quando isto acontecer, o que fazer?



Bem, é preciso antes de tudo lembrar que o peixe só adquire a doença caso alguma coisa vá mal com o seu aquário ou com a alimentação.

Mais na verdade o caso mais comum é a falta de quarentena, ou uma quarentena sem os cuidados necessários.



Esta quarentena evitada por muitos, é na realidade a consolidação da saúde do peixe recém adquirido, pois nela será tratada possíveis doenças e será restabelecida suas condições físicas, através de uma aclimatação a novos padrões de ambiente, comportamento e alimentação. A resistência adquirida em uma boa quarentena sem dúvida o toma menos sucetível a doenças, pois o torna mais saudável.



A sua pergunta agora deve ser esta: – Mas eu fiz tudo isto e o peixe adoeceu?

É possível, sem dúvida, afinal o fato de ter readquirido suas condições físicas e se adaptado aos novos comportamentos e alimentos, não quer dizer que não irá perdê-los de novo.



Um peixe que se comportou bem na quarentena, pode ser molestado por outro habitante, mais antigo no aquário principal, vindo a se machucar ou ainda a se “entocar”, deixando de se alimentar.

O fato de não se alimentar pode estar ligado também ao processo de aceitação do novo ambiente.



As condições do aquário também são fatores determinantes para a manutenção da saúde dos peixes.

Temperaturas que variam constantemente vem prejudicar seriamente a saúde dos habitantes deste aquário da mesma forma temperaturas reguladas demais, ou melhor, que se mantém estável o ano todo poderá ser prejudicial aos peixes. Sem dúvida enquanto estiver sob controle será ótimo para os habitantes do aquário, porém um pequeno descuido poderá ocasionar um impacto maior tendo em vista o condicionamento à uma estabilidade constante.



É preciso estar atento também para o nitrito, pH, densidade. Na maioria das vezes quando o peixe começa à se raspar nos corais o problema pode ser uma densidade elevada, já uma respiração ofegante pode ser resultado de um nitrito muito alto. Peixes encontrados quietos com pouco apetite, pode ser ocasionado por um pH desajustado.

Outros fatores como: altas concentrações de nitratos (reduzidos por algas verdes e trocas parciais) ou ainda presença de fenol, produzido pela mortalidade de algas (absorvido pelo carvão ativo) e ainda a presença de outros gases, podem levar os habitantes do aquário ao enfraquecimento e consequentemente à doenças.



Por tudo isto, antes de qualquer coisa precisamos verificar como está o nosso aquário, e se estiver doente devemos tratá-la imediatamente, feito isto os sintomas devem desaparecer. Lembre-se: a saúde do peixe depende da saúde do aquário, e este por sua vez depende da dedicação do aquarista.



A esta altura você estará dizendo :

Espera aí! O Meu peixe continua doente, já fiz tudo isto mas o “danado” está lá todo pintado!?.



Bem neste caso temos duas soluções, a primeira e certamente a melhor de todas será capturar e levar o peixe doente para um tratamento em um aquário hospitaL Logo após mantenham em uma quarentena para só então retorná-la ao aquário principal.

A outra solução não é exatamente a melhor, mas caso não exista meios para se realizar a transferência dos peixes, será preciso fazer alguma coisa, mas neste caso com muito cuidado e por todo o cuidado que se tenha, prejuízos ao aquário principal serão evidentes.



A medicação no aquário após realizada será obrigatório a medição diária do nitrito, pois com o enfraquecimento da biologia, este pode atingir níveis insuportáveis que obrigatoriamente determinarão a retirada dos peixes. Quanto ao medicamento à ser aplicado vai depender dos sintomas e da doença em questão. Para doenças parasitárias, poderemos utilizar remédios à base de cobre, preferencialmente o cooper save, por ser menos agressivo que os demais. Já para fungos ou outros tipos de doença, como tuberculose, hemorragias, poderemos utilizar o antibiótico, neste caso o mais indicado é a tetraciclina
via aquarismo online



Lembre-se: a medicação em aquários principais é sem dúvida uma faca de dois gumes.

Chocolate não pode !!!!

Chocolate pode matar seu cachorro por conter uma substância tóxica chamada teobromina, que estimula o sistema nervoso central e os músculos cardíacos. Os sintomas são hiperatividade, vômitos, dilatação abdominal e diarreia.



Nos dias de hoje muitos donos de cães não se contentam em oferecer somente ração e água a seus animaizinhos, completando suas dietas com alguns petiscos e guloseimas humanas que podem ser prejudiciais a saúde destes.
chocolate, mais especificamente a manteiga de cacau, que é seu principal ingrediente, possui teobromina, que como a cafeína e uma metilxantina.

Humanos podem metabolizar e eliminar eficientemente essa substância; os cães são ineficientes para eliminar os componentes da teobromina. Essa substância é tóxica para um cachorro quando ele ingere de 100 a 150 mg por quilograma de seu peso corporal.
Cachorros
Não é difícil para um cachorro achar uma cesta cheia de ovos de Páscoa ou docinhos de chocolate e devorar meio quilo ou um quilo de uma vez só. Se estivermos falando de um cachorro pequeno, isso será letal
Sendo assim, se você realmente gosta de seu cão, não dê chocolates para ele.
Existem outras guloseimas no mercado para animais que substituem muito bem o chocolate. Há até alimentos desenvolvidos para cães que tem sabor de chocolate. Garanto para você que seu animalzinho nem vai se importar em não comer chocolate de verdade.

A transformação

Um mini metragem muito bacana que mostra e modo simples a metamorfose de um peixe, causada pela poluição, até receber ajuda de uma minhoca. Animação de Luis Antonio Barcelos
Vale apenas conferir e fica o antigo velho e cansativo alerta!

Respeito aos Animais

Declaração Universal dos Direitos dos Animais
Preâmbulo:
Considerando que todo o animal possui direitos;
Considerando que o desconhecimento e o desprezo desses direitos têm levado e continuam a levar o homem a cometer crimes contra os animais e contra a natureza;
Considerando que o reconhecimento pela espécie humana do direito à existência das outras espécies animais constitui o fundamento da coexistência das outras espécies no mundo;
Considerando que os genocídios são perpetrados pelo homem e há o perigo de continuar a perpetrar outros;
Considerando que o respeito dos homens pelos animais está ligado ao respeito dos homens pelo seu semelhante;
Considerando que a educação deve ensinar desde a infância a observar, a compreender, a respeitar e a amar os animais,

Proclama-se o seguinte:
Artigo 1º
 Todos os animais nascem iguais perante a
vida e têm os mesmos direitos à existência.


Artigo 2º
1. Todo o animal tem o direito a ser respeitado.
2. O homem, como espécie animal, não pode
exterminar os outros animais ou explorá-los
violando esse direito; tem o dever de pôr os
seus conhecimentos ao serviço dos animais.
3. Todo o animal tem o direito à atenção, aos
cuidados e à proteção do homem.
 Artigo 3º
 1. Nenhum animal será submetido nem a
maus tratos nem a atos cruéis.
2. Se for necessário matar um animal, ele
deve de ser morto instantaneamente, sem
dor e de modo a não provocar-lhe angústia. 
Artigo 4º
1. Todo o animal pertencente a uma espécie selvagem
tem o direito de viver livre no seu próprio ambiente
natural, terrestre, aéreo ou aquático e tem o direito
de se reproduzir.
2. Toda a privação de liberdade, mesmo que tenha fins
educativos, é contrária a este direito. 
Artigo 5º
 1. Todo o animal pertencente a uma espécie
que viva tradicionalmente no meio ambiente
do homem tem o direito de viver e de
crescer ao ritmo e nas condições de vida e de
liberdade que são próprias da sua espécie.
2. Toda a modificação deste ritmo ou destas
condições que forem impostas pelo homem
com fins mercantis é contrária a este direito. 
 Artigo 6º
1. Todo o animal que o homem escolheu para seu
companheiro tem direito a uma duração de vida
conforme a sua longevidade natural.
2. O abandono de um animal é um ato cruel e
degradante
   



Artigo 7º
Todo o animal de trabalho tem direito a
uma limitação razoável de duração e de
intensidade de trabalho, a uma alimentação
reparadora e ao repouso.  
Artigo 8º
1. A experimentação animal que implique
sofrimento físico ou psicológico é in-
compatível com os direitos do animal,
quer se trate de uma experiência me-
dica, científica, comercial ou qualquer
que seja a forma de experimentação.

2. As técnicas de substituição devem de
ser utilizadas e desenvolvidas. 

 Artigo 9º
Quando o animal é criado para alimentação,
ele deve de ser alimentado, alojado,
transportado e morto sem que disso resulte
para ele nem ansiedade nem dor.
Artigo 10º
1. Nenhum animal deve de ser explorado
para divertimento do homem.

2. As exibições de animais e espetáculos
que utilizem animais são incompatíveis
com a dignidade do animal.
Artigo 11º
 Todo o ato que implique a morte de um
animal sem necessidade é um biocídio,
isto é um crime contra a vida. 
 

Artigo 12º
1. Todo o ato que implique a morte de um
grande número de animais selvagens é um
genocídio, isto é, crime contra a espécie.
2. A poluição e a destruição do ambiente
natural conduzem ao genocídio.



Artigo13º
1. O animal morto deve de ser tratado
com respeito.
2. As cenas de violência de que os animais
são vítimas devem de ser interditadas no
cinema e na televisão, salvo se elas
tiverem por fim demonstrar um atentado
aos direitos do animal. 


Terminamos com uma bela frase para ser refletida por todos:
“Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou
vegetal ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante”.
Albert Schweitzer
  

 (VIA)

Ter um Ferret é uma boa escolha...


Na medida em que aumenta a popularidade dos ferrets, também aumentam os casos de animais devolvidos e descartados pelos donos, por não estarem completamente preparados para tudo que é necessário para manter um ferret. Muitos sites citam como eles são bonitinhos, cheios de energia e como brincam, esquecendo muitas vezes que não servem para todos, e que possuem um custo de manutenção bem mais elevado que de um cachorro ou gato. Muitas vezes um ferret é comprado por impulso sem que se saiba em que está se metendo, mesmo quando o preço já deveria causar algumas reflexões.

O propósito desta página é ajudar a determinar se o ferret é um animal adequado para você antes que você compre um, pois você terá que fazer uma série de compromissos e adaptações. Muitas vezes ferrets são devolvidos ou dados para terceiros quando ficam velhos e doentes, deixando para outras pessoas o custo de cuidar do animal, e todos os problemas que um animal de idade pode causar. Lembre-se que, se você adquirir um ferret, está se comprometendo as cuidar dele pela vida inteira.


Um ferret não é um animal de gaiola, e requer um mínimo de 3 a 4 horas fora da gaiola diariamente, e eles são animais cheios de energia. Eles precisam de uma gaiola grande com espaço para uma bandeja sanitária, comedouro, bebedouro ou garrafa de água, sacos e redes de dormir, etc.

Eles não podem ser deixados sozinhos por mais de 24 a 48 horas. O que acontece se você precisa viajar?
Você tem alguém que possa servir de babá para ferret?
Você conhece um veterinário com experiência comprovada em ferrets? Vários que dizem aceitar cuidar deles sequer sabem quais são as vacinas corretas, nem sabem identificar sintomas conhecidos.
Você tem a grana necessária para pagar pelos cuidados veterinários? Visitas anuais e vacinas são rotineiras, mas quanto a emergências ou tratamentos para doenças comuns como adrenal, insulinoma, obstruções, etc.?
Você consegue pagar por pelo menos um procedimento cirúrgico (sendo que a média é ter dois) durante a vida do seu ferret, que pode passar de R$ 2.000,00?
Você tem condições de pagar pela medicação e tratamentos necessários para adrenal? Por exemplo, se tratar o tumor da adrenal com Lupron irá custar no mínimo R$ 1.000,00 a cada 4 a 6 seis meses.
Você pode pagar por assistência veterinária imediatamente quando percebe um problema no comportamento do seu ferret, quando as fezes estão estranhas, etc. Ferrets sabem ocultar os seus problemas de saúde muito bem, e quando os sintomas são finalmente visíveis, geralmente a doença já está bem avançada e não pode haver demoras no atendimento.
Você tem condições de levar o seu ferret para um tratamento de emergência, mesmo que isso signifique que terá que faltar a alguma balada?
Você tem condições de cuidar do seu ferret quando ele for envelhecer, e necessitar de medicação a cada 4 horas, durante o dia e de noite?

Garantir que a sua casa é a prova de ferret não é uma tarefa fácil, você não pode vigiar o seu ferret durante todo o tempo fora da gaiola.

Você pode rearranjar a sua casa para receber um ferret?
Você está disposto a se desfazer de poltronas reclináveis, ou travar o funcionamento e bloquear o acesso por baixo?
Você suporta que o ferret fique cavando no tapete e/ou carpete, especialmente na frente de portas e em cantos?
Você aguenta juntar as fezes deixadas pela casa quando o ferret está solto?
Você aguenta que o ferret cave nos estofados, por cima ou por baixo, até que tenha conseguido obter acesso ao interior do móvel?
Você consegue fechar a parte inferior de poltronas e sofás com madeira ou chapa de eucatex, de forma que o ferret não consiga entrar?
Você está preparando para bloquear acesso a áreas perigosas como aberturas traseiras de fogão, geladeira, ou máquina de lavar roupa?
Você possui travas de segurança nas gavetas?
O seu banheiro está seguro ou inacessível para o seu ferret?

Ferrets podem mordiscar, especialmente quando filhotes.

Você terá a paciência para ensiná-lo pela forma adequada de não morder? Bater no ferret ou no nariz dele é 100% inaceitável e apenas deixará o animal mais furioso.
Se o seu ferret for um mordedor, você tomará os devidos cuidados para que não haja acidentes com amigos, membros da família, crianças etc., sabendo que o ferret precisa ser deixado solto?

E quanto a outros animais na casa? Tem crianças?

Você está preparado para deixar os animais completamente isolados se isto for necessário?
E o que acontece se você colocar um segundo ferret? Você está preparado se eles não se derem bem e precisam ser mantidos e soltos individualmente?
Você possui crianças pequenas na casa? Se tiver, está disposto a monitorar TODAS as interações?
E quanto ao futuro? Está pensando em ter filhos? Ainda terá tempo para brincar com o seu ferret, tendo em vista que a criança e o ferret não deverão ter contato?
O que acontece se você resolve se casar? Ainda terá o tempo necessário para dedicar ao seu ferret?

E quanto à alimentação?



Ferrets são estritamente carnívoros e precisam de uma dieta adequada. Não são gatos nem cachorros, e portanto precisam de ração específica (embora ração premium para filhotes de gato possa ser usada). Você tem acesso à ração importada onde você mora, ou vai comprar produtos nacionais baratos porém sem qualidade pois é caro ou incômodo demais para você dar a ração correta? Vai resistir a dar comida inapropriada, ou vai correr o risco de provocar insulinoma no seu ferret?

(VIA)