Construção do lago: Parte 1 Preparação


Devido a intensidade do assunto vamos dividi-lo por partes assim como Jack , acompanhando todos passos desde a preparação até a finalização de seu lago.
Vamos a uma pequena introdução,  falando sobre localização, tamanho e profundidade,  lagos pré fabricados, lagos em tela antes de falarmos da construção em si, então encare este post como uma leve introdução ao assunto.

LOCALIZAÇÃO:

_ Recomendamos um local onde não aja sol em demasia, pois o excesso do sol acaba promovendo o crescimento de algas, por isso  o local ideal  seria onde parte se encontre a sombra.
_ Evite construir perto de arvores que deixam cair muitas folhas ou agulhas que poluirão a água.
_ Procure um local onde aja a presença de vento pois o mesmo é responsável  pelo oxigênio de seu lago.
_ Proteção a elevadas temperaturas: 
Os peixes e outros seres vivos podem retirar-se para a gua mais fresca e oxigenada que esta junto ao fundo .
_Proteção em caso de perigo:
Nunca profundidade de pelo menos 1m, os inimigos  dificilmente podem apanhar estes animais.
_Zona sem gelo no inverno:
A 1m de profundidade , a água tem a temperatura ótima para a hibernação (4°C), mesmo quando lá fora as temperaturas são negativas.

O TAMANHO E A PROFUNDIDADE DO LAGO:

Para que a limpeza natural do seu lago seja biologicamente possível  a longo  prazo, este deve ter no mínimo  uma área de 10m²; pelo menos 2m² desta superfície devem ter uma profundidade  de 1m.  Razões:

Instale a saída da bomba de água de uma bomba para filtro ou de repuxo diretamente por baixo da superfície.  Manterá a superfície  agitada , evitando a formatação de gelo e permitindo a oxigenação do lago. Não quebre o gelo em circunstancia alguma, os peixes podem ficara seriamente afetados  pelas ondas de pressão. E de qualquer modo eles ficam assustados e consomem mais oxigênio. Não deve colocar o filtro de água ou a bomba no fundo do lago  ou em zonas profundas. A água mais quente perto do fundo irá misturar-se com a água mais fria do resto do lago e, deste modo, a hibernação dos peixes é interrompida. Os lagos pré-fabricados em plástico e os fabricados com tela são os que melhor comprovaram  as suas qualidades.



 LAGOS  PRÉ-FABRICADOS:

Os lagos pré-fabricados  são maioritariamente  construídos em polietileno ou em plástico reforçado com fibras de vidro. As  vantagens dos lagos Pré-Fabricados são a sua elevada durabilidade e a relativa facilidade de instalação. As zonas de plantas e as zonas pantanosas já são integradas.
No entanto, os  lagos pré-fabricados  tem varias limitações. Mesmo os modelos grandes de uma só peça tem áreas inferiores a 10m². Em geral  a profundidade  máxima é de 80 cm o que num inverno rigoroso, não é suficiente para os peixes hibernarem .

LAGOS EM TELAS:

Ao contrario dos lagos pré-fabricados, os lagos em tela tem a vantagem  de permitir a construção em qualquer  forma e tamanho. A tela para lago é fácil de colocar. Maiores profundidades de água também  não constituem  um problema. Como material para as telas de lago, o PVC durável é o mais utilizado. As telas de  PVC laminado não são adequadas, a tela de lago deve ser resistente a radiação UV e às temperaturas negativas (até -30°C).
A  tela em polietileno (PE) respeita  o ambiente , como são necessárias técnicas especiais de colagem  de preferência coloque esta tela por inteiro.
A tela de caoutchouc é particularmente resistente e adequada para  lagos grandes. Esta tela que respeita o ambiente é muito mais cara que a de PVC ou PE.

CONSTRUÇÃO  DO LAGO: CONSTRUÇÃO E ZONAS

A representação esquemática mostra-nos como em principio, devemos instalar um lago. No que diz respeito ao desenho, naturalmente pode dar asas a sua imaginação.  Mas antes de começar a trabalhar com a enxada e com a pá, faça um esboço do seu lago com as respectivas zonas do lago. Inclua neste plano também a localização do filtro, riacho, repuxo e eventuais jogos de luz. Assim evita  trabalho posteriormente desnecessários.

1-      1- MARGEM: Frequentemente,  o desenho é determinado pela localização do lago, dependendo do fato, se a margem do lago é, por exemplo, um prado, um caminho ou um decline.  As margem  do lago separa a superfície da água daquilo que a rodeia, para evitar que um efeito de capilaridade esvazie o lago.
2-      2- BARREIRA DE CAPILALIDADE:  Uma barreira de capilaridade apropriada evitara que a água do lago seja sugada pelo solo circundante e pélas raízes da vegetação.


3-     3- ZONA PANTANOSA:  No mínimo 30 cm de largura e 10-20 cm de profundidade. Por aqui andam muitos animais que utilizam o lago como bebedouro  ou banheira, por isso a zona não deve ser muito inclinada.
4-      4-  ZONAS BAIXAS: Aproximadamente 20-60 cm de profundidade e no mínimo  30-50 cm de largura pois aqui deverão crescer  muitas espécies de plantas que purificam  a água. Nesta zona pode observar melhor a atividades dos peixes.
5-      5- ZONA FUNDA: Como já mencionadas devem ter ao menos  100cm de profundidade e 2m² de área. O tamanho da zona funda depende da quantidade de peixes que quiser colocar.
6- AJUDA DE SAIDA: Para os animais que caíram dentro do lago. 
7- Riacho.
8- Areia Fina.
9- Tela para lago.
10- Camada de areião.
11- Bomba para filtro PP.
12- Filtro de pressão T.
13- Bomba de Repuxo.
14- Filtro de lago.




Fonte de pesquisa: Sera

5 comentários:

  1. Parabéns pelo post, interessante e de utilidade para mim que me interesso pelo assunto.
    Beijo.

  1. Vanda disse...:

    Oláaaaaaa. Nossa fazia um tempão que eu não aparecia aqui. Tá lindo seu blog!
    Muito mesmo. Podemos ser parceiras? =)

  1. Wanessa Nunnes disse...:

    Nossa muito lindo seu blog, de muitooooooo bom gosto, parabéns mesmo.....
    Beijokas de luz

  1. Juci,Lindo seu blog amei, ele tem uma delicadeza incrível.Parabéns por tanto bom gosto, espero que possamos ter uma linda amizade e que nossos esforços seja sempre vistos com admiração pois se aquela casa que postamos nossas ideias e divulgamos nosso blog continuar daquele jeito onde os senhores de engenho manda e desmanda nossos esforços serão em vão. Conte sempre comigo para o que der e vier vamos fazer desse Dihitt um lugar digno para blogueiros de qualidade assim como você.DESDE JÁ TE ADMIRO COM TODA MINHA SINCERIDADE.

  1. Rafael Camargo disse...:

    Legal o post.
    Bem interessante.
    =*

Postar um comentário